(Download) "Protocolo de canula nasal de alto fluxo" by Leticia Dias Berriel # Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Protocolo de canula nasal de alto fluxo
- Author : Leticia Dias Berriel
- Release Date : January 17, 2019
- Genre: Medical,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 2716 KB
Description
Os recém-nascidos (RNs) apresentam inúmeras mudanças cardiocirculatórias e respiratórias para adaptação à vida extrauterina. Ao nascimento há grande quantidade de lÃquido pulmonar, que gradativamente é absorvido para o interstÃcio pulmonar, permitindo que os alvéolos sejam preenchidos por ar tornando-os capazes de realizar troca gasosa adequada. Porém, para que isso ocorra sem que haja colapso alveolar durante a expiração, é necessário que haja liberação adequada de surfactante. Concomitante a isso, pelo inicio da oxigenação pulmonar, há uma vasodilatação das arterÃolas, com queda da resistência vascular pulmonar (4,7).
O recém-nascido prematuro (RNPT) apresenta peculiaridades fisiológicas que dificultam esse processo de adaptação ao nascer, aumentando o risco para insuficiência respiratória. O pulmão ainda muito imaturo apresenta superfÃcie de troca reduzida, com maior dificuldade na troca de gases, deficiência quantitativa e qualitativa do surfactante pulmonar e rede vascular pouco desenvolvida (4,7).
Além disso, os prematuros apresentam caracterÃsticas anatômicas peculiares como o tórax em formato cilÃndrico, inserção horizontalizada do diafragma, pouca massa muscular, pulmão com baixa complacência e alta resistência das vias aéreas. Tudo isso dificulta a mecânica ventilatória levando a maior fadiga da musculatura (7).
Devido a todas essas caracterÃsticas anatômicas e fisiológicas, há uma maior necessidade de assistência ventilatória adequada e precoce, que se inicia na sala de parto e se mantem durante a internação (4,7). Desta forma, frequentemente o RN PT é mantido com algum tipo de assistência ventilatória por perÃodo de tempo variável, a depender da gravidade do quadro e do grau de imaturidade.
É importante ressaltar que a ventilação mecânica prolongada em RNPT esta associada a desfechos desfavoráveis, como DBP, atraso no neurodesenvolvimento e morte (2). Para reduzir tais riscos, modos alternativos de suporte ventilatório vem sendo empregados. São os chamados modos não invasivos, sendo os principais: CPAP (Pressão positiva continua em vias aéreas), ventilação não invasiva ( Bipap, NIPPV) e a cânula nasal de alto fluxo (CNAF) (2,5).
Nesse texto abordaremos o uso da CNAF como opção de suporte ventilatório para RN PT em desmame do CPAP.